quinta-feira, 16 de maio de 2013

Torres del Paine - Chile


Torres del Paine é um parque natural chileno localizado na região de Magalhães e Antártica chilena, resumindo, Patagônia. É considerado um dos parques mais impressionantes do Chile. Foi fundado em 1950 e declarado patrimônio da UNESCO em 1978 e lá fui eu conhecer.

O parque Torres del Paine é gigantesco e existem diversos tipos de trilhas por lá, a mais famosa é o circuito W, que leva em torno de 4 dias para se completar, outro mais complexo é o circuito O que leva em torno de 8 dias e nele você dá a volta na montanha, é uma trilha que exige bem mais do físico, eu como não tinha esse tempo todo decidi fazer o Full Day que é um passeio de apenas um dia, mas que dá pra ver bastante do lugar. Eu estava em El Calafate na Argentina e fechei o passeio com a empresa South Road num valor de AR$677,00 + taxa de entrada no parque de USD30,00, aconselho a levar uns dólares trocado, eu estava sem nenhum e tive que pagar a taxa em peso argentino numa péssima cotação que deu ai AR$360,00.

De El Calafate a Torres del Paine é um pouco longe, cerca de 2 horas e seguimos viagem em um mini ônibus, bem confortável  e radical. Nesse passeio da South Road já é incluso um lanche, mas nada de luxuoso, vale levar uns petiscos para não passar fome. Depois do processo de cruzar as fronteiras cheguei no primeiro mirante do parque, e a paisagem é de tirar o folego. Parada obrigatória para algumas fotos né mas só de cima, chegar perto das lagoas é proibido, por causa da degradação. Aquela montanha maior coberta de neve é o Paine Grande e do lado dela tem mais 3 torres feitas de granito e são conhecidas como Los Cuernos ou Torres del Paine.

Dali embarcamos no ônibus de novo e fomos para a Portería Laguna Armarga, que é uma das portas de entrada do parque, lá é entregue alguns mapas e partimos. De lá fomos até El Salto Paine que é como se fosse uma cachoeira que tem lá, mas muito bonita. Pra chegar nela nós fazemos uma pequena caminhada, foi até bom, pois o dia, apesar de começar a ventar, estava bem quente, então deu até pra soar na caminhada. Chegando na cachoeira o vento ficou mais forte e a água molhava tudo, que refrescava um pouco e como é passeio de agência não dá pra ficar em um só lugar, depois da pausa para as fotos entramos de novo no ônibus até um lago de um nome quase impronunciável.

Nordenskjöld, sim, esse nome mesmo, quase impronunciável mas é o nome do lago que fica mais ao fundo da foto, não dá pra ver bem mas ele tem às águas mais azuis que já vi. Ele leva esse nome depois que o Suiço Otto Nordenskjöld o descobriu no século XX e o diferencial dele mesmo é a tonalidade das cores. O guia explica o surgimento daquele lugar, ele disse que a milhares de anos atrás tudo isso era coberto pelo mar, quando ele secou as formações geológicas formaram a Cordilheira dos Andes e que todas essas montanhas hoje ai, antes estavam debaixo da terra. Na montanha da foto é possível ver uma coloração diferente que eles chamam de "Chocolate, Doce de Leite e Chocolate".

Em 2004 o parque sofreu um grande incidente, quando boa parte dele foi queimado após um turista ter se descuidado com uma ponta de cigarro, por isso é extremamente proibido pra quem vai acampar fazer fogueiras no parque. Do Lago Nordenskjöld nós fizemos uma caminhada até o Salto Grande, a caminhada teria até sido fácil se não fosse os fortes ventos do lugar, eles chegaram de 90 a 100km/h, coisa que eu nunca tinha visto na vida e se não tivesse cuidado ao andar era fácil de cair no chão (ou sair voando, como preferir).

Por fim visitamos a Hosteria Pehoé, quer dizer, só a vimos de um mirante. A hosteria é como se fosse um hotelzinho numa ilha do Lago Pehoé, que por sinal tinha uma água com uma cor linda. O parque Torres del Paine tem uma área de 242 mil hectares com montanhas, rios, lagos, cachoeiras e geleiras, acho que no passeio de 1 dia é possível ver muita coisa mas que não chega a ser nem 10% do parque completo. Por fim eu aconselho muito ir ao parque, seja para fazer as trilhas ou só conhecer em 1 dia, pois vale muito a pena e é uma experiência única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário