domingo, 3 de fevereiro de 2013

Trekking Cachoeira do Indaiá - Goiás

Ahh o Goiás, uma das regiões deste Brasil com muita beleza natural, dentre elas são as cachoeiras do Indaiá e sua trilha de 8 km que leva até o topo da Cachoeira do Itiquira. A reserva do Indaiá leva esse nome devido as várias Palmeiras Indaiá existentes na região, o que originou também o nome da Água Mineral Indaiá que é produzida naquela região.

O parque do Indaiá está localizado há uns 80 a 100 km de Brasília, e deve se pegar a BR-020 rumo a cidade de Formosa, antes de chegar lá há um trevo e tem que pegar a GO-118 no sentido de São Gabriel, dali você segue uns 10km, até um trevo, onde deve-se virar à direita até a primeira curva, onde novamente se vira à esquerda, na placa do Camping Club do Brasil (CCB). Seguindo direto chega-se à entrada da Fazenda Indaiá, onde se paga uma pequena taxa de visitação, o valor é de R$15,00. Logo na entrada existe um simples estacionamento e uma pequena estrutura para quem não quer seguir trilha abaixo e ver as grandes cachoeiras, que não foi nosso caso. Logo no começo do estacionamento até a primeira queda d'água são cerca de 800 metros num caminho desnivelado. A primeira cachoeira tem uns 15 metros de altura com um belo poço raso a frente onde se pode nadar.


Ali é um ponto de parada, pode-se descansar um pouco ou ficar a tarde toda. Atravessando o poço para o outro lado se tem inicio o caminho da trilha que nos leva até o Parque do Itiquira, aonde há uma cachoeira de 169 metros de altura, mas o caminho até lá não é mole, são subidas e decidas por caminhos abertos e fechados, alguns com muita água no meio, outros já bem secos, no caminho existem várias nascentes naturais, aonde se pode encher seu cantil de água caso esteja vazio, descansar um pouco e comer algo, sempre é bom levar algum sanduíche natural, barras de cereal e energético para esse tipo de programa, principalmente sobe o sol escaldante do planalto central, a trilha corta bem o cerrado e apesar de seguir sempre as margens do rio, em dias de sol faz muito calor.

Depois de mais ou menos 1h30m de caminhada e de passar por diversas outras cachoeiras menores pelo caminho chegamos a 2ª maior cachoeira da trilha, ela é conhecida como “Véu de Noiva” e tem aproximadamente 30 metros de altura, ótima para prática de rapel, e muitos aventureiros em tempo de seca do rio vão pra lá realizar a prática deste esporte. A descida de rapel é feita por dentro da água e deve ser realizada por grupos com maior experiência, não é pra qualquer um. Na minha opinião, a "Véu de Noiva" é a mais bonita da região do Indaiá, e o legal é que ela não pode ser vista apenas de longe, tem como ir lá encima também, lá tem várias pedras grandes aonde você pode andar tranquilamente sem perigo de cair, mas claro, sempre tomando cuidado, pois aonde tem pedra, tem lodo.


Depois de mais alguns minutos nós finalmente chegamos no "final da trilha", isso porque chegamos no topo da Cachoeira do Itiquira, com 169 metros de altura e de lá há uma outra trilha de 2 horas que leva até sua base, mas nós não fomos nela. Lá encima além da grande cachoeira há um poço médio com águas tranquilas aonde é possível nadar e se refrescar, porque água de cachoeira é bem gelada, e também há uma outra cachoeira de tamanho médio, e dá pra ficar bem debaixo dela se refrescando também. Já na Cachoeira do Itiquira, a maior, é possível chegar bem na beirada, isso porque as pedras que tem lá encima formam um tipo de barricada, elas são inclinadas pra cima e você pode sentar ou deitar e ficar olhando tranquilamente lá pra baixo no Parque do Itiquira, aonde há um centro de visitações. Ao todo, do estacionamento até o topo do Itiquira são cerca de 8 km ida e volta e o tempo gasto nesse percurso é de mais ou menos umas 2 horas e meia a 3 horas de caminhada. Vale lembrar também que o nível de dificuldade da trilha é médio, mas mesmo assim não vá achando que é moleza, a não ser que queira ir e voltar e ficar com as pernas doloridas por 1 ou 2 semanas, antes de ir é bom fazer algumas caminhadas para relaxar os músculos da perna e sempre fazer alongamento. Fora isso, aproveite, é um lindo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário