terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Asteroide passará próximo a terra.

No dia 15 de fevereiro algo bem raro irá acontecer, um asteroide de 45 metros de largura o equivalente a metade de um campo de futebol, passara bem próximo do nosso planeta na semana que vem. Mas não há motivos para pânico, de acordo com cientistas, nem há chance da pedra gigante colidir com nosso planeta.

O asteroide apelidado de "2012DA14" passará há cerca de 27.000,00 quilômetros de distância da terra, e é uma distância considerada pequena visto que até os satélites espaciais ficam mais longe do nosso planeta. A passagem do asteroide será com aproximação recorde. De acordo com Don Yeomans, cientista do Near-Earth Object Program, asteroides como o "2012DA14" são feitos totalmente de pedra e que passam a cada 40 anos.

Se estivesse em rota de colisão com a Terra, o asteroide produziria um impacto equivalente a 2.5 megatons de TNT - o equivalente a uma bomba atômica. E essa é apenas uma das mais de 500 mil rochas espaciais ao redor do planeta. O impacto seria capaz de destruir uma grande cidade como Londres. A próxima passagem de um asteroide nas proximidades do planeta só deve acontecer em 2046 - a uma distância muito maior, de 1 milhão de quilômetros.

O cientista disse que no dia 15 de fevereiro, data para a passagem do "2012DA14", será possível observar sua luz brilhante através de telescópios. No entanto salienta que a visualização será difícil e somente profissionais irão conseguir ver, já que a passagem será muita rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário