quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Parque Cretácico, Sucre - Bolívia


Sucre, Bolívia, é conhecida como Ciudad Blanca, isso porque a maioria dos seus edifícios são da cor branca. Mas uma das principais atrações de Sucre não são seus restaurantes com comidas tipicas e nem suas praças aconchegantes e sim o Parque Cretácico.

Sucre é conhecido por ter um dos melhores sítios paleontológicos do mundo e aquela região no passado foi habitada por diversos tipos de dinossauros. O parque fica um pouco distante da cidade, em uma área de pedreira no qual foi o motivo da descoberta de pegadas de dinossauros naquela região. Na cidade de Sucre mesmo sempre passa um trailer que te leva ao parque e ele não é nada discreto, é um carro aberto com vários bancos e todo estampado de dinossauros nas laterais, mas esse carro parte de hora em hora então é bom encontra-lo mais cedo. Como perdemos o transporte nós conseguimos uma carona com o Sr Jorge que foi bem paciente e nos levou para dar uma volta em Sucre e conhecer o parque, que é bem legal por sinal, já na entrada há um imenso Pterodáctilo.


Bom, vale lembrar que lá não é nenhuma obra A La Jurassic Park de Steven Spielberg mas que é surpreendentemente fantástico. A entrada no parque é de B$20,00 o que em real vai dar em torno de R$5,00, muito barato pela estrutura do parque, acho que deviam cobrar mais, principalmente de estrangeiros, assim poderiam manter o parque em bons cuidados.  
Logo no começo a gente espera um pouquinho em uma especie de pracinha até que aparece um guia que vai te explicar como funciona as instalações e te leva a dar um passeio pelas trilhas mostrando as especies de dinossauros que o parque possui e passando pra gente suas principais características.

Uma das coisas mais legais é que lá conta com réplicas de dinossauros em tamanho real, ou seja, dá pra ter uma baita noção do tamanho daquelas criaturas, e outra coisa que faz o diferencial lá também é que existem caixas de som escondidas em cada dinossauro e nelas são transmitidas os sons que eles faziam, o que dá uma realidade a mais pro local.
Uma curiosidade também é que apesar de ser um ótimo sítio paleontológico, no lugar nunca foi encontrado uma arcada de dinossauro, nem um ossinho se quer foi achado naquelas bandas, apenas pegadas, e cada vez mais é encontradas novas pegadas em camadas de rochas por lá.

Por falar em pegadas vale também lembrar que lá tem um mirante e nesse mirante é possível ver com uma especie de binóculos o grande paredão vertical com de 1500x110 metros de extensão com os rastros de vários dinossauros que viveram naquela região.  Lá já foram encontradas mais de 5000 pegadas de diversas especies dos répteis pré-históricos, todas do final do período cretácico, bem pertinho do tempo em que eles foram extintos da terra há cerca de 70 milhões de anos atrás. Esse enorme paredão surgiu a muito tempo atrás, quando toda aquela área ficava pertinho do mar, com a constante movimentação da cordilheira dos antes aquela região subiu muito, ficando bem longe do nível do mar e deixando exposto todas as pegadas.

Mas o parque ainda tem mais coisas além de pegadas e esculturas de dinossauros, ele conta também com um pequeno museu, aonde está exposto um grande fóssil de um Tiranossauro Rex além de vários outros itens fossilizados e grandes painéis expostos ao público e com muitas informações sobre várias especies. Lá também possui uma biblioteca bem didática destinada ao público infantil, um pequeno cinema, restaurante e uma lojinha de souvenir, pra quem gosta de lembrancinhas vem ser uma boa, lá tem camisetas, pequenas estátuas, chaveirinhos e muito mais. então fica ai a nossa dica, se você vai a Bolívia e vai passar pela cidade de Sucre, não deixe de conhecer o Parque Cretácico Boliviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário